fbpx

Dicas para Controle de Lesmas e Caramujos na sua Horta ou Jardim.

Anúncio
Loading...
()

Após tanta dedicação e esforço para planejar e manter sua horta ou seu jardim bem cuidado e bonito, em hipótese alguma desejamos dar de cara com estes  “pequenos invasores” que aparecem para danificar nossas “queridas plantinhas”.

Lesmas , caramujos e caracóis são visitantes frequentes em hortas e jardins , além de trazer danos às plantas podem transmitir doenças.

Uma das práticas mais comuns para combater lesmas e caramujos é o conhecido uso do sal para abatê-los, porém poucos sabem é que este procedimento pode prejudicar a fertilidade do solo , quando realizado periodicamente, podendo também afetar diretamente o vigor das plantas.

Porém, a boa notícia é que existem outras formas simples e fáceis de fazer o controle de lesmas e caramujos , como veremos a baixo:

Anúncio
Loading...

Catação: Com a utilização de uma luva de borracha ou saco plástico, recolha as lesmas e caracóis do local afetado e posteriormente elimine os mesmos com água fervente ou coloque em um saco plástico escuro , feche bem e deixe no sol por algumas horas. A utilização das luvas ou saco plástico é fundamental, pois em nenhuma fase do processo pode haver contato direto com as mãos , devido às doenças que estes moluscos podem transmitir.

Iscas tóxicas: A utilização de iscas , geralmente traz uma redução de até 80% da população presente. De uso domissanitário, essas iscas normalmente são à base de metaldeído ou fosfato férrico. Ambas são em forma de pellets e devem ser aplicadas conforme instrução do fabricante, descrita na embalagem. Por se tratar de um produto tóxico, o uso deve ser apenas quando a infestação for alta e estiver causando danos significativos. A utilização destas iscas em excesso pode prejudicar o meio ambiente e eliminar espécies benéficas , que não são pragas.

Armadilhas atrativas: Ótima alternativa para um controle ecologicamente correto, estas armadilhas são produzidas com estopa ou panos embebidos em cerveja ou leite, colocados junto ao local de infestação ao anoitecer e recolhidas no dia seguinte, logo cedo. Tanto a cerveja quanto o leite atraem lesmas e caracóis, os quais devem ser recolhidos e destruídos manualmente ou em água fervente ( conforme indicado no procedimento de catação, descrito acima). Outra forma de atraí-los é adicionar restos de hortaliças (talos, folhas, etc) sobre jornais ou lonas plásticas.

Cal ou cinzas: Este método tem o objetivo de formar uma barreira física. Apesar de menos eficiente quando comparado a outros métodos, a cal ou as cinzas , quando aplicados em volta do local afetado (em faixas de 20cm de largura aproximadamente), dificultam o acesso de lesmas e caracóis às plantas. Após um período de chuva ou 1x por semana é recomendado repetir o procedimento

Sendo assim, não há motivos para se preocupar. Métodos simples e eficazes podem ajudar no controle de lesmas e caramujos sem prejudicar o meio ambiente e a saúde de pessoas e animais . O controle ecologicamente correto destas e de outras pragas, agrega benefícios à todos nós.

Gostou? Veja também as Dicas para evitar Formigas Doceiras em casa.

 

Avalie esse artigo

Clique nas estrelas para avaliar

Classificação Média / 5. Quantidade de Votos

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *