fbpx

Cochonilha. O que é e como Controlar essa Praga?

Anúncio
Loading...
()

Discreta e muito pequena, a Cochonilha é uma das pragas que mais prejudica as plantas do jardim.

Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre essa praga e como fazer o controle para manter a saúde das suas plantas.

Estes pequenos insetos de apenas 3,5 milímetros, são sugadoras obstinadas , elas consomem a seiva e os nutrientes das plantas dia e noite, além de liberarem uma cera adocicada que facilita o ataque de fungos, diminui a capacidade fotossintética da planta e atrai formigas doceiras. Fazendo com que a planta atacada definhe lentamente, suas folhas começam a perder o vigor, ficam quebradiças e sem vida, manchas escuras e partes secas começam a surgir na planta.

As Cochonilhas são parentes próximas dos pulgões, cigarras e cigarrinhas, pertencem a Classe dos Homópteras. Existem várias espécies de cochonilhas que podem variar em tamanho, cor e forma. Algumas possuem o corpo coberto por flocos brancos e aspecto farinhento, parece que a planta esta coberta por minúsculas bolinhas de algodão (Cochonilhas Farinhentas).

Anúncio
Loading...

Outras espécies são cerosas e com cores variadas, podem ser laranja, verde, vermelho, marrom, entre outras (Cochonilhas de Carapaça ). Há também espécies com formato semelhante a conchas de ostras, bolinhas, escamas, etc.

Independente da espécie, as cochonilhas são encontradas em aglomerações nas folhas, frutos, ramos e raízes de diversos tipos de plantas, tanto de área interna quanto externa.

Principal Inimigo Natural da Cochonilha.

O principal inimigo natural das Cochonilhas é um pequeno besouro arredondado com bolinhas no seu corpo, comumente encontrado nas cores vermelha e preta. Para os mais supersticiosos é considerado símbolo da sorte ! Com certeza você já sabe que estamos falando da Joaninha.

Adoráveis e inofensivas, as joaninhas são provavelmente o inseto mais conhecido que todos desejam ter no seu jardim, a larva da Joaninha, assim como o inseto adulto, tem o hábito de afugentar e de se alimentar de outros insetos que atacam as plantas, principalmente pulgões e cochinilhas. Ou seja, as joaninhas fazem uma limpeza benéfica em jardins e hortas. Em alguns países, joaninhas são produzidas em laboratórios e vendidas vivas em caixinhas como caixas de fósforos, para serem soltas no jardim.

Como Controlar e Combater a Cochinilha

Atualmente existem duas formas de controle e combate de Cochonilhas e outras Pragas que atacam nossas plantas: o Controle Químico que é o uso de inseticidas convencionais e o Controle Natural que é o mais indicado, pois evita a contaminação por agentes nocivos às plantas e à nossa saúde.

Controle Químico

Para fazer o controle químico das Cochonilhas , é comum encontrar em lojas de produtos agropecuários inseticidas para fazer o controle. É recomendado que este tipo de produto seja indicado por um profissional da área e todos os cuidados necessários no momento da aplicação devem ser seguidos à risca, principalmente a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (E.P.I`s) . É importante seguir as Instruções de aplicação detalhadas na embalagem.

Controle Natural.

Felizmente as Cochonilhas são pragas de fácil controle. Soluções naturais, também chamadas de inseticidas naturais, podem ser preparadas facilmente com produtos quem você utiliza diariamente em sua casa. Abaixo você vai encontrar dois inseticidas naturais infalíveis no combate às Cochonilhas:

Para Cochonilha Farinhenta

Cochonilha Farinhenta

  • 500ml de água
  • 20ml de detergente neutro (o mesmo usado para lavar-louça)

Misture cuidadosamente o detergente na água, para não formar muita espuma. Coloque a mistura em um pulverizador e borrife sobre as Cochonilhas Farinhentas.

Para Cochonilha de Carapaça

Cochonilha de Carapaça

  • 500 ml de água.
  • 7,5 ml de óleo mineral (Pode ser encontrado facilmente em farmácia. Pode ser substituído por óleo de milho, soja, girassol, porém a eficiência do óleo mineral é melhor) .
  •  5 ml de detergente neutro.

Misture delicadamente os três ingredientes e coloque em um pulverizador. Aplique sobre os locais que estão sendo atacados pelas Cochonilhas de Carapaça

Os inseticidas Naturais são os mais indicados para o controle de Cochonilhas e outras pragas, pois combatem à praga sem contaminar o ambiente.

Se você também sofre com infestação de Pulgões no seu Jardim , veja o nosso artigo: Como Eliminar Pulgão com Inseticidas Naturais.

 

Avalie esse artigo

Clique nas estrelas para avaliar

Classificação Média / 5. Quantidade de Votos

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *