Repelente de Insetos Natural

Anúncio
Loading...
()

Se você é daqueles que atrai se irrita facilmente com mosquitos e pernilongos, mas não gosta de fazer uso de repelentes ou inseticidas convencionais, o uso de óleos essenciais pode ser considerado uma boa opção para repelir mosquitos e pernilongos.

Antes de começarmos a conhecer um pouco mais sobre o poder repelente de insetos dos óleos essenciais, é importante lembrar que qualquer tipo de repelente , seja ele industrializado ou natural, não protege contra doenças transmitidas por mosquitos como dengue, febre amarela, zica e malária. Como o próprio nome diz , estes produtos servem apenas para REPELIR os mosquitos. Além disso, vale ressaltar que algumas pessoas podem ser alérgicas aos ativos encontrados nos óleos essenciais. No entanto, a utilização de repelentes naturais como os óleos essenciais, continuam sendo melhores do que repelentes tradicionais, por não conterem nenhum tipo de substância tóxica. O uso de pesticidas e inseticidas no ambiente, também deve ser evitado , pois esses produtos são nocivos não só às plantas, mas para a saúde de pessoas e animais.

Então vamos aos óleos ! E porque não começar , pelo óleo de uma da plantas mais famosas por repelir insetos: A Citronela.

Anúncio
Loading...

Óleo de Citronela

O óleo essencial de Citronela é muito conhecido por ser um excelente repelente de insetos. Além disso, possui propriedades anti-sépticas e desinfetantes. É um óleo frequentemente utilizado pelas indústrias na fabricação de repelentes convencionais, velas, produtos de limpeza, aromatizadores de ambiente, entre outros produtos.
Para utilizar o Óleo de Citronela como repelente de insetos no ambiente, adicione algumas gotas do óleo essencial em um difusor difusor e coloque nos ambientes em que deseja espantar os mosquitos e pernilongos.
Se tiver a planta de Citronela em casa, com as folhas da planta prepare chá bem forte e coloque em um borrifador (se preferir mais fraco, adicione mais agua ao chá). Use nos locais por onde os mosquitos podem entrar.
Outra alternativa são as velas de citronela , que podem ser encontradas facilmente em mercados e lojas de produtos de limpeza e lojas de produtos naturais.

Oléo de Tea Tree (Melaleuca)

O óleo de Tea Tree é conhecido por suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, mas estudos de campo recentes também o notaram como um repelente eficaz contra mosquitos, moscas do mato e pernilongos. O óleo de Tea Tree , também conhecido como Melaleuca, é um dos mais seguros para aplicar no corpo, inclusive para gestantes (a partir do 2 trimestre) e crianças a partir de 2 anos.

Óleo de Eucalipto

O eucalipto é usado como repelente natural para diversos insetos desde a década de 1940. Além de repelente, funciona como anti-inflamatório, sendo um dos remédios mais antigos contra picadas de mosquitos.

Para repelir insetos do ambiente Adicione 12 gotas de óleo de Eucalipto em 50 ml de água, misture e coloque em um borrifador. Este óleo pode ser aplicado em locais fechados, desde que a pessoa não seja alérgica. Outra opção é colocar algumas gotinhas diretamente no difusor.

Óleo de Copaíba

O óleo de copaíba, assim como o Tea Tree, também possui pela ação anti-inflamatória, antifúngica e antiedêmica, e o bisaboleno tem ação analgésica, essenciais para melhorar de imediato as sensações desagradáveis das picadas dos insetos.
O óleo de Copaíba também pode ser aplicado na pele, é só adicionar 6 gotas de óleo essencial em uma colher de sopa de óleo vegetal (pode ser de uva, amêndoa, abacate ou coco). Misture bem e passe pele.

Óleo de Cravo

O Óleo de Cravo é muito eficaz para afastar mosquitos, e formigas também.

Para utilizar o Óleo de Cravo em no ambiente é só misturar 12 gotas de óleo essencial em 50 ml de água, e coloque em um borrifador e aplicar no local desejado. Pode ser aplicado em ambientes abertos e fechados.
Para aplicar diretamente na pele, o processo é o mesmo do óleo de Copaíba. Misture 6 gotas de óleo essencial em uma colher de sopa de óleo vegetal (pode ser de uva, amêndoa, abacate ou coco).

 

Plantas também são Repelente de Insetos ?

Além da utilização dos óleos essenciais para repelir insetos, ter alguns vasinhos de plantas em casa pode ajudar também ! Plantas como Hortelã, Alecrim, Manjericão, Crisântemo e Lavanda, além de trazer vida e decorar seu ambiente, ajuda a repelir insetos, como formigas, mosquitos e pernilongos.

 

Conheça também algumas Ferramentas que podem te ajudar no Controle de Moscas e Mosquitos em Ambientes Internos.

Avalie esse artigo

Clique nas estrelas para avaliar

Classificação Média / 5. Quantidade de Votos

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *