O que acontece com mosquitos e pernilongos no inverno ?

Anúncio
Loading...
()

Passamos todo o verão acompanhados de mosquitos zunindo ao nosso redor. De dia ou anoite, eles estão por perto tirando a nossa paciência.

Para a nossa alegria, nos meses com temperaturas mais baixas, que são pouquíssimos no Brasil de vido ao nosso querido clima tropical, eles simplesmente desaparecem e nos deixam em paz.

Mas… para onde vão os mosquitos e pernilongos no inverno ? O que ocorre com essa praga no inverno?

Infelizmente, é um erro comum achar que os mosquitos e pernilongos simplesmente morrem com a chegada do inverno. Acredite ou não, os mosquitos não morrem simplesmente durante os meses mais frios. A sobrevivência dos mosquitos ao inverno pode variar de acordo com a espécie. Por exemplo, um dos mosquitos mais temidos, responsável pela transmissão do vírus Zika, Aedes aegypti , hiberna na fase de ovo. À medida que as temperaturas começam a cair, as fêmeas adultas depositam seus ovos em  locais onde há  água parada. Os adultos acabam morrendo, enquanto os ovos recém-depositados entram em um estado de diapausa, ou seja entram em um período de dormência, que independente das condições do ambiente, há a interrupção do seu processo de desenvolvimento durante os meses mais frios.

Quando as temperaturas começam a subir novamente, com a chegada da primavera, os ovos são submersos novamente e eclodem para dar início à próxima geração de mosquitos Aedes irritantes que, sem dúvida, vão buscar os humanos como fonte de alimento.

Anúncio
Loading...

O podemos fazer durante o inverno para prevenir os mosquitos.

Mesmo durante o inverno é importante ter cuidado ao passar algum tempo ao ar livre. A melhor maneira de fazer isso é manter todos os seus hábitos de segurança contra mosquitos do verão. Alguns deles são:

  • Inspecione sua casa e quintal e remova todos os pontos que podem acumular água parada, evitando que mosquitos depositem seus ovos ali durante o inverno. Esses locais incluem vasos de flores, entulhos, garrafas e recipientes vazios deixados no quintal, pneus (quando houver), tampas de grades e outros objetos onde a água se acumula.
  •  Procure desobstruir as calhas, consertar canos ou torneiras com vazamento do lado de fora da casa, fazer furos no fundo de vasos, pneus e recipientes que podem acumular água.
  • Verifique se as latas de lixo estão hermeticamente fechadas.
  • Aplique o repelente de insetos de sua preferencia (industrializado ou natural) para passeios em locais onde há maior possibilidade de incidência de insetos voadores.

Portanto, seja no inverno ou no verão, prevenir a multiplicação dos mosquitos é a melhor opção para o controle.

 

 

Avalie esse artigo

Clique nas estrelas para avaliar

Classificação Média / 5. Quantidade de Votos

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *