Como Afastar Marimbondos com Segurança ?

Anúncio
Loading...
()

Se mexer com eles… se prepare para correr !

Dono de um poderoso ferrão, assustam qualquer um. Mas existem algumas formas simples e seguras de afastar marimbondos.

Afastar marimbondos é sempre um desafio ! O marimbondo é uma espécie de vespa e por mais assustador que aparente ser , ele é um predador de diversas pragas que atacam a agricultura, exercendo um importante papel no controle biológico das mesmas, contribuindo assim para a redução do uso de inseticidas no campo e reduzindo o impacto ambiental.

Mas o que fazer quando encontramos ninhos de marimbondos em casa?

Devido à sua picada dolorosa, a melhor opção é chamar um profissional que tenha conhecimento das medidas de segurança necessárias para fazer a remoção do ninho. Após a remoção, é recomendado aplicar algum tipo de repelente mentolado natural, como por exemplo o óleo de hortelã-pimenta diluído em água, isso ajuda a eliminar o cheiro e evita que os marimbondos retornem ao local para fazer um novo ninho.

Anúncio
Loading...

Caso o ninho seja pequeno e estiver em seu alcance para fazer a remoção, alguns cuidados essenciais são necessários:

  • Primeiro tenha certeza que você não é alérgico a picada destes insetos, caso contrário pode ser muito perigoso à sua saúde.
  • Use roupas protetoras, mesmo que não seja alérgico
  • Faça a remoção dos ninhos no período da noite, pois neste período os marimbondos estão menos ativos.
  • Para iluminar o ninho, utilize uma lanterna com filtro vermelho, que pode ser feito com papel celofane, para não perturbar os insetos.
  • Se necessário utilize um varão para alcançar o ninho. Nunca utilize escada.
  • E finalmente, porém não menos importante, planeje com antecedência uma rota de fuga, pois é bem provável que você precise sair correndo.

Para evitar que estes insetos sejam atraídos para o seu ambiente, algumas simples ações podem ajudar:

  • Faça a vedação de entradas e aberturas em torno de portas e janelas. Se possível, instale tela protetora.
  • Mantenha as lixeiras com tampa , devidamente fechadas, pois os resíduos de alimentos e odores são atrativos para estes e outros insetos.
  • Se tiver jardim com árvores frutíferas, colha as frutas maduras e recolha as que caíram no chão.
  • Vespas e marimbondos são insetos territoriais, não fazem seus ninhos próximos de locais onde já existe outro. Uma boa opção para repelir os marimbondos é a confecção de ninhos falsos com a utilização de papel pardo. Instale nos locais de sua preferencia.

Outra opção são produtos para repelir, e combater quando necessário, marimbondos e vespas:

  • Inseticida em spray aerossol específico: Atualmente existe no mercado spray específico para o controle destes insetos. Para aplicar , mantenha a mira do jato na abertura inferior do ninho por 10 a 15 segundos, ou de acordo com as instruções do fabricante na embalagem, e saia do local rapidamente; se ainda vir atividade ao redor do ninho, repita o processo no dia seguinte. Para aplicar utilize máscara facial e óculos de proteção.
  • Fumaça: Muito utilizada para repelir insetos voadores, como pernilongos e mosquitos, os marimbondos e vespas também reagem a ela. Faça uma pequena fogueira ou acenda a churrasqueira abaixo do ninho, deixando por 1 a 2 horas, a fumaça que sobe entrar no ninho, forçando a saída dos insetos; depois que saírem, apague o fogo e descarte a colônia após derrubá-la com uma vara.
  • Detergente e água: Esta mistura caseira é fácil, barato o e simples de fazer. Misture 1/4 de xícara de detergente com 1 litro de água quente em uma garrafa com bico de spray, e direcione a mistura por 10 a 15 segundos para a entrada do ninho aéreo; se estiver no solo, despeje o líquido no acesso do ninho e saia do local rapidamente;

 

Como mencionamos acima, os marimbondos e vespas são insetos que possuem um papel importante para o meio ambiente. Quando possivel, evite matar e use formas para repelir, prevenir e afastar marimbondos.

 

Veja também como repelir Mosquitos e Pernilongos naturalmente.

 

Avalie esse artigo

Clique nas estrelas para avaliar

Classificação Média / 5. Quantidade de Votos

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *