Espécies de Baratas Mais Comuns no Brasil.

Anúncio
Loading...
()

Baratas … elas estão por toda parte em Busca de Alimento Agua e um bom Abrigo.

Pequenas, grandes, cascudas e até voadoras, as baratas tiram qualquer pessoas do seu estado normal.

Apesar das grande variedade de espécies de baratas espalhadas pelo mundo , no Brasil encontramos 3 principais que estão mais próximas do convívio com o homem.  Mas porque elas invadem nossas casa? O que procuram ?

As altas temperaturas, decorrentes do nosso clima tropical do nosso país, sempre trazem fortes chuvas, deixando nosso clima quente e úmido.

Anúncio
Loading...

Os longos períodos de chuva, costumam inundar locais que servem de abrigo às pragas, entre elas as baratas, como caixas acéticas, caixas de esgoto, redes pluviais, etc.
Em busca de locais secos, as baratas, muitas vezes, escolher o interior de nossas casas para se abrigar.

Elas estão entre as pragas mais comuns e “famosas” do planeta. E para a nossa preocupação, além de invadirem nossa casa, gostam de se alimentar dos mesmos alimentos que comemos, o que as torna um grande problema, pois são transmissoras de diversas doenças, que podem ser transmitidas ao homem através de alimentos contaminados.

As 3 Espécies de Baratas mais Comuns no Brasil

As espécies mais comuns no Brasil são a Barata Americana (ou Barata de esgoto), Barata Francesinha (conhecida também como Barata alemã ou Barata de cozinha) e a Barata Oriental.

A Barata Francesinha é muito conhecida por ser uma verdadeira praga, atingindo altos níveis de infestação com muita rapidez. Seu nome científico é Blatella Germanica. Com aproximadamente 10 a 15mm ,ela é a menor dos 3 tipos de baratas, seu habitat preferido é na cozinha, se abrigando nos motores de eletrodomésticos, pequenas fendas e frestas, borracha de geladeira, nos armários, entre outros locais que forneçam calor e umidade. Também é muito encontrada em restaurantes, sua fonte de alimento preferida são carnes , açúcares e gorduras. Esta espécie é a mais difícil de controlar.

Barata Francesinha

A mais temida entre as três espécies é a Barata Americana, com 50mm de comprimento esta espécie possui assas e portanto, para o nosso desespero, ela pode voar ! É a temida Barata Voadora. Seu nome científico é Periplaneta americana e seu habitat preferido são redes de esgoto, caixas acéticas, bueiros e fossas, mas também podem ser encontradas dentro de casa.
Se alimentam preferencialmente de alimentos ricos em carboidratos e gorduras, mas podem se alimentar de outras coisas que encontrarem pela frente.

Barata Americana

Já a Barata Oriental é menos comum das três espécies de baratas. Seu nome científico é Blatta orinetalis , medindo entre 18 a 29mm de comprimento, esta espécie também possui asas, mas diferente da Barata Americana, ela só realiza voos curtos de no máximo 3 metros. Esta espécie é mais lenda para se locomover e se adaptar nos ambientes, prefere locais escuros e úmidos e se alimenta preferencialmente de matéria orgânica em decomposição, por isso pode ser encontrada com mais facilidade próximo à lixeiras, sendo mais difícil encontrar esta espécie dentro de casa.

Barata Oriental

 

Como Evitar Baratas em Casa

De forma geral, as baratas geralmente não são a principal causa de uma doença, mas, assim como outras pragas, podem contribuir para a propagação delas, contaminando os alimentos. No total, sabe-se que as baratas espalham 33 tipos de bactérias (entre elas a Salmonella), 6 tipos de parasitas e vermes e 7 tipos de patógenos humanos.

As baratas são algumas das criaturas mais adaptáveis do planeta, o que torna o seu controle e eliminação ainda mais difícil. Boas práticas de limpeza e higienização são essenciais para manter as baratas longe de nossas casas. Algumas ações simples podem ajudar , como:

  • Mantenha os alimentos lacrados e armazenados de forma adequada, principalmente na cozinha.
  • Limpe cozinhas diariamente, especialmente pisos e balcões onde é mais provável que se acumulem resíduos de alimentos.
  • Descarte o lixo regularmente e armazene em recipientes lacrados. Mantenha as lixeiras com tampa.
  • Vede rachaduras e buracos nas paredes e piso
  • Use um bom produto para vedar e selar as lacunas ao redor de pias e encanamentos, nas paredes e ao longo de bancadas e armários embutidos nas paredes.
  • Evite acúmulo de entulhos e lixo no quintal.
  • Mantenha o seu ambiente sempre limpo e organizado.

Se descobrir uma infestação de baratas em casa, apesar de todas essas medidas, procure uma boa empresa especializada em controle de Pragas Urbanas para tratar a infestação. es

Avalie esse artigo

Clique nas estrelas para avaliar

Classificação Média / 5. Quantidade de Votos

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *