Cupim, o que é e como tratar

Anúncio
Loading...
()

Também conhecidos como “Aleluia” ou “Siriri”, o Cupim ou Cupins voadores  costumam aparecerem dias quentes, logo após uma “pancada” de  chuva.

Famosos por seu “poder” destruidor, a revoada do cupim não é motivo de extrema preocupação, pois sua capacidade de voar dura pouco.

O cupim ou cupins são insetos que permanecem ativos durante o ano todo. Nos meses mais quentes, essas pragas indesejáveis tornam-se mais visíveis, pois elas podem voar .
É isso mesmo … os cupins voam ! Mas, para o nosso alívio isso ocorre apenas na época de acasalamento e apenas os cupins alados podem voar e por um curto período de tempo, antes de perderem suas asas. Estes cupins, são cupins reprodutores adultos. Vamos esclarecer brevemente algumas dúvidas bem comuns sobre os Cupins Voadores.

Qual é a aparência do cupim voador?

Eles geralmente são de cor clara. Eles têm 2 pares de asas do mesmo tamanho de cor branca ou translúcida.

Anúncio
Loading...

Por que o cupim voa em enxame?

Os cupins se aglomeram para se reproduzir e iniciar novas colônias que marcam o início do ciclo de vida dos cupins.

O que atrai cupins voadores?

Os cupins alados são altamente atraídos pela luz. Eles voam para as fontes de luz, como postes de luz, lâmpadas externas , luminárias de jardim e se aglomeram ao seu redor.

O que os cupins voadores comem?

Os cupins voadores comem madeira e qualquer coisa que contenha celulose, como livros, papel de parede, forro de carpete, caixas e móveis.

Como os cupins voadores entram em sua casa?

Além das portas e janelas abertas aos cupins durante uma revoada, uma das maneiras mais comuns de os cupins entrarem em sua casa é por meio do contato da madeira com o solo, incluindo colunas de deck, batentes de portas e degraus ou suportes de varanda. Eles também podem entrar por rachaduras na argamassa e rachaduras na fundação.

Por que cupins voadores significam problemas sérios?

Os cupins voadores são um sinal de alerta de possíveis danos à propriedade. As colônias de cupins geralmente amadurecem em cerca de três a seis anos e produzem alados. Durante esse tempo, os cupinzeiros se alimentam de madeira para causar danos caros à sua casa ou propriedade. Os cupins do estágio operário comem as porções interiores macias da madeira, deixando a casca externa intacta, por isso pode demorar um pouco até que o dano se revele na forma de rachaduras, tubos de lama ou desabamento da madeira do edifício.

Quanto tempo duram os cupins voadores?

Eles duram apenas alguns minutos. Os enxames voam uma curta distância, caem no chão e abrem suas asas. A maioria dos enxames morre cerca de um dia depois do enxame.

 

Mas o que Fazer quando encontrar Focos de Cupim em Casa ?

Os cupins são capazes de causar grandes danos a uma casa, são conhecidos como “Inimigo Secreto” , pois  na maioria das vezes, conseguimos detectá-los quando o estrago já está feito !

Se você suspeita que há ninhos de cupins em sua casa, quanto mais cedo você pedir ajuda, melhor será.  O mais indicado nestes casos é contratar uma Empresa especializada em Controle de Pragas para se livrar dos cupins, normalmente é realizado uma visita técnica pela empresa para identificar a espécie de Cupim infestante e quais os locais atacados. Mediante esta avaliação a empresa irá determinar qual o melhor tipo de procedimento e produto vai atender à sua necessidade, visando obter sucesso no controle.

Soluções caseiras como Aplicação de vinagre, querosene, óleo de cravo, nem sempre são uma boa alternativa, pois podem contribuir para espalhar a colônia, tornando o controle mais difícil.

 

Se você encontrou vestígios semelhantes a um pó de madeira, cuidado pode ser Cupim … ou Broca ! Descubra a diferença entre estas pragas em nosso Artigo “Como Identificar Cupim e Broca” . Corre lá !!

Avalie esse artigo

Clique nas estrelas para avaliar

Classificação Média / 5. Quantidade de Votos

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *