Como identificar Cupim e Broca ?

Anúncio
Loading...
()

Viu um pozinho no chão, embaixo de um móvel, no batente das portas ou no rodapé ? Já dá para ficar preocupado, não é ?!

E a primeira dúvida aparece: Será que é cupim ou broca ?

Neste post vamos conhecer um pouco sobre algumas diferenças básicas entre cupim e broca, que irão te ajudar a identificar a presença destes insetos na sua casa.

Tanto o cupim quanto a broca são insetos inconvenientes e, algumas vezes, trazem nos prejuízos materiais, como por exemplo a perda de algum móvel que estimamos.
Estes insetos são denominados xilógfagos, ou seja, se alimentam de celulose, por isso ambos adoram madeira.

Anúncio
Loading...

Apesar de serem insetos semelhantes, eles possuem algumas características pontuais que permite diferenciá-los facilmente.

As Brocas costumam depositar seus ovos em frestas existentes na madeira. As larvas eclodem dos ovos e formam galerias por toda a madeira até se tornarem adultas, então saem da madeira infestada para ‘ovopositar’ em outros locais. Quando um adulto sai da madeira, forma pequenos furinhos , bem característicos, que podem ser identificados facilmente.
Além dos furinhos , as brocas deixam um resíduo bem fininho na madeira, um pó semelhante à talco, diferente dos cupins.

Por falar em cupins, estes insetos são conhecidos como “Inimigo Secreto” , pois é quase impossível perceber a presença de cupins na parte externa da madeira. Os cupins constroem seus ninhos dentro da madeira, geralmente atacam moveis, molduras, batentes e miolos de portas, rodapés, estruturas de telhados, entre outros locais. Quando percebemos, o estrago já está feito ! O local atacado está “lindo” por fora, mas totalmente oco por dentro, pois já foi consumido pelos cupins.

Porém os cupins também liberam vestígios no local atacado, o que nos permite identifica-los. Diferentemente das brocas, os cupins também deixam resíduos, porém em formato de grânulos (bolinhas bem pequenininhas e escuras), que sempre ficam amontoados próximo ao local atacado.

Passar querosene, gasolina e outros produtos caseiros, podem até resolver momentaneamente, matando apenas os insetos que estão na superfície, mas estes produtos não tem efeito residual, e o seu efeito acaba logo depois da aplicação, os cupins acabam se espalhando ainda mais , criando novas colônias, e a situação tende a piorar.

O tratamento para controle tanto de cupim, quanto de broca, é bem detalhado e deve ser executado por uma empresa especializada, que irá identificar o tipo de inseto, o nível de infestação e qual o procedimento adequado para a situação.

Como Prevenir Cupim e Broca

Como toda praga, há algumas formas de prevenir infestações de cupins e brocas, evitando que cheguem em sua casa. Veja abaixo o que pode ser feito:

Remova entulhos, principalmente madeiras, presentes no quintal.

  • Ao comprar madeiras novas para construção de forro, piso ou até móveis, verifique junto ao vendedor se as madeiras receberam tratamento anti-pragas.
  • Mantenha seus móveis limpos e quando necessário, lustrados. Neste caso , alguns óleos podem ajudar a repelir cupins e brocas, como Óleo de Laranja, Óleo de Cravo e Óleo de Canela.
  • Antes de comprar um móvel usado, verifique se não há nenhum vestígio de broca ou cupim, pois se ele estiver infectado, poderá contaminar outros moveis de sua casa.
  • Se possível, instale telas de proteção nas janelas. Cupins alados (também conhecidos como siriri ou aleluia) entram por portas e janelas em busca de um novo local para fazer o ninho, principalmente no verão.

Lembre-se … ao contratar uma empresa especializada, fique atento à promessas milagrosas de extermínio total e longos anos de garantia. Não existe extermínio de praga alguma, apenas um controle. Em caso de brocas e cupins, fique atendo aos locais que tratados, sempre que possível, faça uma inspeção detalhada. Se localizar vestígios, procure tratar o mais breve possível.

 

Se você tem um amigo de quatro patas em casa, conheça também algumas dicas para prevenir a presença de pulgas.

 

Avalie esse artigo

Clique nas estrelas para avaliar

Classificação Média / 5. Quantidade de Votos

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *