Barata Voadora … Salve-se quem puder !
Como se já não bastasse rastejar, a barata pode voar !
Quem nunca entrou em pânico ao se deparar com uma Barata Voadora ? Mas porque umas voam, exatamente me nossa direção, e outras apenas rastejam? É o que você vai descobrir neste artigo.
As Baratas, estão entre os insetos que mais causam repulsa ao ser humano, seja barata voadora ou não. Grande parte das pessoas, sente arrepio e nojo só de falar ou imaginar uma barata.
A presença de uma barata sempre está sempre associada a falta de higiene, lixo e esgoto, além de serem transmissoras de vetores e doenças. Mas elas também aparecem nos locais mais inesperados, surgem “do nada”, e infelizmente vão ao nosso encontro… é ai que o desespero bate ! Chinelos e vassouras voam, gritos de pânico aparecem, cadeiras e sofás viram “poleiros”, como se ali ela não fosse capaz de chegar. A verdade é que, por incrível que parece, a barata só quer fugir.
Assim como nós, ela também está à procura de um abrigo seguro. E para isso elas estão equipadas com pequenas cerdas sensoriais nas costas, que captam o menor sinal de movimento e deslocamento de ar. O sistema nervoso da barata também tem a capacidade de traduzir os impulsos elétricos que lhe dão a informação precisa da direção do ar. Outro detector de movimento, são suas antenas, que conseguem captar moléculas de cheiro e informam a direção do vendo.
Portanto , a barata sabe exatamente para onde escapar quando tentamos acerta-la. Ela sempre está em vantagem, pois nós , meros seres humanos, não temos apetrechos tão aperfeiçoados para percebê-las em nosso ambiente .
A famosa e muito temida Barata Voadora.
Como se já não bastasse tudo isso, para o nosso desespero, ela também pode voar !
Existem aproximadamente 5.000 espécies de baratas cadastradas , das quais 1 mil são Brasileiras. E acreditem.. estes insetos asquerosos possuem dois pares de asas ! Isso mesmo… DOISSS !!!
Mas temos uma notícia boa… a maioria das baratas não usa suas asas para voar. As baratas possuem dois pares de asas: o primeiro é conhecido como tegmite e, quando está em repouso a asa esquerda repousa sobre a direita. O segundo par de asas está debaixo deste primeiro e é exposto quando necessário.
Quando a barata detecta perigo, se assusta e procura fugir, ela tenta voar. Na verdade, não podemos dizer que a barata voa, ela plana de uma maneira um pouco “descontrolada”, mesmo parecendo que está nos atacando e vindo diretamente em nossa direção.
Cada uma de suas asa faz um movimento na forma de ‘8’ durante o voo e só pode voar para frente. Além disso, o cérebro das baratas não reconhece e nem controla o voo, como acontece com outros insetos e aves. É por este motivo que elas não têm equilíbrio nem direção quando estão no ar.
Então fique tranquilo (se é que isso é possível) , a barata voadora não vai “mirar” você e muito menos persegui-lo. Com calma e tranquilidade, você pode sair vitorioso dessa batalha !