Como Evitar Pragas Dentro de Casa.

Anúncio
Loading...
()

A presença de insetos em casa, além de trazer um incomodo, também traz contaminação, que pode prejudicar sua saúde.

Grande parte das pragas, podem acessar sua casa facilmente, através de fendas, frestas e rachaduras, portanto para evitar a presença pragas dentro de casa, o cuidado com estes detalhes são muito importantes.

Confira as maneiras mais comuns de acesso às pragas em sua casa e como evitá-las.

Anúncio
Loading...


Portas com frestas

Quando as portas possuem frestas, seja na parte inferior ou nos batentes, é fácil para os insetos entrarem. Mesmo a menor fenda é um convite para que eles entrem em sua casa. Para resolver este problema, algumas ações podem ajudar:

  • Verifique os Batentes: Analise se há rachaduras ou fendas nos batentes que dão acesso para área externa, caso encontrar, realize a vedação silicone, argamassa ou o que melhor se adequar à sua porta.
  •  Instale um veda-fresta ou rodinho de porta: A fresta inferior existente entre a porta e o chão é um convite para o acesso de insetos rasteiros, como baratas, aranhas, escorpiões e formigas. Uma alternativa simples, que vai solucionar este problema, é a instalação de veda-frestas, popularmente conhecidos como rodinho de porta ou vassourinha. Fabricados em alumínio, neoprene, vinil, etc, você pode encontra-los facilmente em lojas que comercializam materiais elétricos e até em mercados. Estes veda frestas são fixados na parte inferior da porta, rente ao chão, através de fita dupla-face , rebite ou apenas encaixados por baixo da porta. A instalação é simples e fácil. Outra opção, que também resolve o problema, é o peso de porta. Fabricado em tecido e cheio de areia, deve ser colocado de forma que faça a vedação de toda a largura da porta.


Janelas

O que seria de nossa casa sem janelas ? Por elas entra ar, luz, sons e também os insetos !
Uma solução simples para mantermos todos os benefícios que a janelas nos trazem com exceção dos insetos, é a instalação de telas mosqueteiras. Estas telas estão disponíveis no mercado, geralmente em lojas de materiais de produtos para casa, de vários tamanhos, é só escolher o que melhor se encaixa a sua janela. Porém , se preferir, também há profissionais que produzem sob medida telas para janelas e portas, e fazem a instalação. Mais um acesso fechado !

Jardins com vegetação alta ou com manutenção insuficiente

Quando a manutenção do quintal e da grama não é realizada com a frequência necessária, o mato alto e a grama servem de abrigo para as pragas e contribuem para a sua proliferação. Assim como o acúmulo de água em recipientes, vasos e até mesmo plantas. Ou seja, mais pragas no quintal , consequentemente mais pragas em sua casa. A boa notícia é que algumas soluções simples podem ajudar

Mantenha e grama e as plantas aparada regularmente.

Remova entulhos e evite o acumulo de materiais sem uso no jardim.
Adicione areia nos pratos que ficam embaixo dos vasos, para evitar o acumulo de água.
Se possível, nivele as áreas baixas, onde a água pode se acumular.
Se tiver piscina, trate a água regularmente e mantenha a mesma coberta.


Cuidados com o Perímetro

Assim como uma porta mal vedada, rachaduras na fundação, nas paredes e no perímetro da casa é uma das principais formas que os insetos entram em sua casa. Algumas áreas normalmente vulneráveis incluem:

  • Verifique se as caixas de fiação e esgoto estão devidamente vedadas, sem a presença de frestas e rachaduras. Se houver, faça a vedação.
  •  Não deixe tomadas e interruptores sem espelho protetor.
  •  Verifique a presença de rachaduras nas paredes e realize a vedação. Lembre-se, os insetos podem passar por qualquer abertura e se abrigar ali.
  • Observe pequenos vazamentos ou gotejamentos em torneiras externas, assim como nós, eles também precisam de água.
  • Faça a vedação do acesso da telha ao forro, pois é um ótimo abrigo para morcegos e aves.

Alimentos e desorganização

Além de vedar os acessos, a melhor maneira de evitar pragas dentro de casa e  que um inseto se transforme em uma infestação é eliminar sua fonte de alimento e seus esconderijos. Segue algumas dicas que irão te ajudar a se certificar de que os insetos não estão se “hospedando” em sua casa:

  • Mantenha tudo organizado: o insetos adoram se esconder, e a falta de organização desordem impede você de ver claramente os problemas de pragas! Alguns de seus itens favoritos incluem pilhas de jornais , livros, revistas e caixas de papelão, mas eles podem se esconder em qualquer área onde há muita bagunça. Mantenha a casa bem organizada, cada coisa em seu lugar, evite acumulo de objetos no chão e junto à parede. Mantenha o famoso “quartinho da bagunça” o mais organizado possível e descarte tudo o que você não for mais usar. Evite acúmulo, pratique a reciclagem !
  • Armazene Corretamente: Para evitar que os insetos façam uma refeição com sua comida, mantenha todos os alimentos e ingredientes , que já foram abertos, armazenados em recipientes herméticos ou na geladeira sempre que possível. Não deixe a louça suja repousar por muito tempo, especialmente em água suja e parada. Lembre-se também de guardar a comida para animais durante a noite ou usar recipientes projetados para manter as pragas afastadas.
  • Evite comer em outros cômodos da casa, como quarto, escritório , sala. Os resíduos de alimentos são um ótimo atrativos às pragas
  • Lixo de comida na cozinha: Evite jogar o lixo de comida em lixeiras por toda a casa. Em vez disso, use sempre a lata de lixo da cozinha. Não se esqueça de tirar o lixo e higienizar a lata de lixo regularmente! Quando não estiver usando , mantenha-o sempre tampado.
  • Adicione tampa-ralo no ralos da cozinha , banheiros e lavanderias (Saiba mais sobre Tampa-Ralos, como usar, modelos e onde encontrar)

 

Nenhuma casa pode ser completamente isolada – afinal, você também precisa entrar e sair dela! No entanto, praticar simples ações ajudam a evitar pragas dentro de casa, mantendo estes  insetos longe de sua casa, protegendo assim sua família e amigos de quatro patas!

Avalie esse artigo

Clique nas estrelas para avaliar

Classificação Média / 5. Quantidade de Votos

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *