Por que os pernilongos somem no inverno?

Postado por stopinset 22/01/2016 às 14:37 0 Comentário(s)

Durante o verão não há quem aguente aquele zumbido no ouvido que tira o nosso sono, sem falar das picadas que muitas vezes geram alergia e inchaço. Mas o que acontece com os pernilongos no inverno? Por que eles simplesmente desparecem?
Nesta época do ano os pernilongos morrem, pois não suportam quando a temperatura cai para perto dos 15 ºC.  Só não entram em extinção, porque nem todos os mosquitos se encontram na fase adulta nesta estação do ano. Durante o inverno os ovos e as larvas dos pernilongos tem um metabolismo lento, e só voltam a se desenvolver normalmente quando o inverno passa e a temperatura começa a subir novamente, voltando a nos incomodar e a tirar o nosso sono no verão.
Para nossa tristeza, um pernilongo na fase adulta pode viver de 30 a 90 dias, por isso a melhor solução é se prevenir. O pernilongo se reproduz em água parada, fossas e caixas de água devem ser tampadas, vasos precisam ser mantidos secos, sem acumulo de água, calhas e ralos também servem para  a procriação deste inseto, e devem ser mantidos limpos e os ralos, quando possível, com tampas.

Além da prevenção, existem alguns produtos atóxicos que auxiliam no controle destes insetos como produtos à base de citronela (velas, aromatizadores de ambientes, sprays, etc), pequenas Armadilhas Luminosas, que atraem o inseto através da luz e matam por descarga elétrica (conhecidos como Mata-Pernilongo), tampa-ralo para impedir a procriação na água parada, etc.  Afinal, ninguém gosta de ser incomodado por esses pequenos e irritantes insetos.
 

Deixe um comentário