fbpx

Como Espantar Pombos ?

Anúncio
Loading...
()

Se você chegou aqui é porque já cansou de espantar pombos e de “brigar” com eles.

Uma ave bem persistente… que por mais que você a espante, ela sempre volta no mesmo local.

Apesar de ser considerado o símbolo da Paz, muitas vezes, entramos em pé de guerra com eles e não sabemos como espantar pombos do nosso ambiente. A presença destas aves em locais inadequados, além de causar sujeira e mau cheiro, transmitem diversas doenças, e disseminam pulgas e carrapatos em nosso ambiente.

Por não ter um predador natural na área urbana, os pombos se proliferam rapidamente, gerando um desequilíbrio ambiental. Em busca de alimento e abrigo, invadem residências, hospitais, praças, indústrias e estabelecimentos comerciais, trazendo consigo, além da sujeira e doenças, danos materiais.

Anúncio
Loading...

Veneno contra Pombos.. pode ser usado ?

A resposta é NÃO. Os pombos são animais protegidos pelo IBAMA. Há uma lei (nº09605/98) que proíbe a captura e abate destas aves através de métodos inadequados. Apenas profissionais especializados podem realizar o manejo e controle de pombos, que atualmente já estão sendo considerados como pragas urbanas.

Como Limpar Excrementos de Pombos ?

As fezes dos pombos carregam varias doenças, por isso é necessário um cuidado especial na hora de removê-lo e higienizar o ambiente.

A melhor forma de limpar estes detrito é lavar com água sanitária ou algum outro produto que contenha cloro em sua composição. Utilize uma máscara para cobrir o nariz e a boca, evitando assim a inalação de partículas presente nas fezes.

Como espantar Pombos com Repelentes?

Atualmente existem diversos produtos disponíveis no mercado de controle de pragas que atuam como repelente para os pombos. Porém é necessário verificar qual deles melhor atende à sua necessidade. Segue abaixo os principais Repelentes para Pombos:

Espícula

As espículas são hastes , fabricadas em metal ou plástico, pontiagudas porém não afiadas, fixadas em uma base plástica. As espículas são fixadas , com uma cola (veda-calha, silicone, etc ) em locais onde pousam os pombos, como : peitoris, beirais, muros, etc. Sua função é impedir que os pombos retornem ao local, pois as hastes pontiagudas não permitem que as aves pousem no local.

Como espantar pombos - Espículas

Gel Repelente

O Gel possui uma características pegajoso, indicado para a aplicação em beirais, forros, vigas e muros, onde pousam os pombos. A aplicação deste produto pode ser feita com uma espátula ou, em caso de bisnaga, com uma pistola aplicadora de gel em zigue-zague. Uma fina camada do produto (aproximadamente 3mm) é o suficiente para repelir o pouso dos pombos no local, pois a ave sente a aderência do produto em suas patas e irá procurar outro local.
Importante: Por ser pegajoso é fundamental não aplicar o produto em excesso, pois isso pode prejudicar a ave. O intuito é apenas repelir.
A remoção do gel pode ser realizada com aguarrás ou mesmo óleo vegetal, dependendo do local onde for aplicado.
Após um período de aproximadamente 30 a 40 dias verifique a necessidade de uma reaplicação, pois com o passar do tempo o produto pode perder a aderência devido ao excesso de poeira e/ou humidade.
O rendimento do produto é de aproximadamente 25m linear por quilo.

Como espantar Pombos - Gel Repelente

 

Repelente em Pastilhas

Este produto é indicado para ambientes fechados, como forros. Produzido com óleo de canela , ele exala um odor desagradável a estes animais. A indicação é de 2 pastilhas por metro quadrado. Após 7 dias é necessário fazer uma avaliação para verificar se há necessidade de reaplicação, pois as pastilhas vão perdendo o odor gradativamente. O repelente em pastilhas não funciona em ambientes abertos.


Passarinheira

A Passarinheira é uma proteção para telhados e forros. Fabricada em plástico maleável , se encaixa em todos os perfis de telha e mantem a ventilação do telhado. Ela evita que pombos , morcegos e outras aves entrem no forro para se alojar e fazer ninhos.

Como Espantar Pombos - Passarinheira
Fita Espanta Pombos

A Fita repelente, reflete a luz solar, emitindo flashes visuais de luz de forma única, criando movimento com o objetivo de afastar os pássaros . Para proteger também ração de animais contra pássaros. Basicamente, ela funciona como um espantalho, pode ser amarrada em locais estratégicos onde os pombos estão pousando, levando as aves a abandonarem o local, pois reconhecem o movimento da fita como um sinal de perigo.

Como espantar pombos - Fita Refletiva
Repelentes Eletrônicos

Os Repelentes Eletrônicos funciona através da emissão de ultrassom , causando um incomodo aos ouvidos de pombos e outras aves, repelindo os mesmos do local (não causa danos físicos). Devido ao baixo consumo de energia podem permanecer ligados no local instalado.

Como Espantar Pombos - Repelentes Eletrônicos

 

Estes e outros repelentes podem ser encontrados facilmente em sites internet. Para melhores resultado, siga sempre as instruções de instalação descritas na embalagem.
E o mais importante e fundamental para evitar a presença dos pombos: não os alimente. Assim como qualquer outro animal, eles permanecem onde há comida. Mantenha os latões de lixo fechados com tampas, armazene a ração do seu pet , após o consumo, em potes fechados, não deixe farelos de alimentos pelo chão.
A prevenção é a principal ferramenta no controle de pombos e outras pragas.

Avalie esse artigo

Clique nas estrelas para avaliar

Classificação Média / 5. Quantidade de Votos

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *