Morcegos em casa… O que fazer ?

Anúncio
Loading...
()

Pequenos, porém assustadores… Será ?!

Os morcegos possuem uma fama injusta, mal sabemos que nós precisamos mais deles, do que eles de nós.

Estes pequenos, e únicos mamíferos que voam, na sua grande maioria se alimentam de frutas e insetos, possuem hábitos noturnos e são de grande importância para a natureza, pois são polinizadores, assim como as aves e abelhas.

Apesar do seu grande valor para o ecossistema, quando os morcegos usam nossa casa como abrigo, muitas pessoas ainda eliminam estes animais. Matar morcegos é crime ambiental, eles são protegidos por Lei (Lei de Proteção à Fauna, nº 5.197, de 3 de janeiro de 1967).

Anúncio
Loading...

Mas encontra-los em casa não é nada agradável, pois mesmo sendo benéficos, podem transmitir doenças através do contato com as fezes ou até mesmo de arranhões e mordidas, que é o mecanismo de defesa do animal quando se sente acuado ou em perigo.

Então … como evitar Morcegos em Casa ?

Algumas simples ações podem evitar que os morcegos permaneçam e se multipliquem em nossas casas. Veja abaixo o que é possível fazer:

Vedar Acessos

No período reprodutivo dos morcegos, ou quando estão machucados ou doentes, é comum a busca por abrigo e alimento, por isso se instalam facilmente onde a “porta está aberta”. Portanto é preciso fechar os acessos na estrutura da casa. Alguns locais estão na lista de preferencia dos morcegos, por serem escuros e quentes, são eles :

Telhados:
o vão existente entre as telhas e as vigas é um dos locais mais acessados pelos morcegos. Vede a cumeeira com argamassa, instale telas ou passarinheiras nas extremidades do telhado. Estes acessos também podem ser vedados com espumas, que podem ser adquiridas em locais que fabricam colchoes ou vendem espumas para esse fim. O importante é fechar bem todos os acessos possíveis à parte interna do telhado.

Chaminés:
faça a vedação as aberturas externas com telas metálicas, evitando assim a entrada de morcegos e pássaros;
Esquadrias, dutos de ventilação e caixas de persianas: Realize um verificação para identificar se não há frestas e falhas na instalação destas estruturas e se necessário, faça a vedação.

Porões e Sótãos
: No Brasil não é muito comum a presença de pores e sótãos em residências, porém existem exceções. Se este for o seu caso, esteja atento às portas e janelas destes locais. Troque vidros quebrados e feche bem as aberturas ao entardecer.

Lembre-se: Os morcegos costumam sair de seu abrigo ao entardecer, procure fazer a vedação após este horários, para evitar que não haja animais dentro dos locais, pois se ficarem presos podem morrer ali , trazendo maiores problemas para você.

 

Instalar Telhas Transparentes

Como já sabemos, os morcegos se incomodam com a presença de Luz. Por este motivo uma boa alternativa é substituir algumas telhas convencionais por telhas de vidros transparentes, que permitirão a passagem da luz para dentro do telhado.

Eliminar insetos nas proximidades

Conforme falamos anteriormente , a maioria dos insetos se alimentam de insetos, eliminar sua fonte de alimento na sua casa e nas proximidades podem evitar a presença deles.
As lâmpadas amarelas atraem menos insetos do que as lâmpadas brancas, se possível substitua algumas lâmpadas no perímetro da casa. Faça a limpeza e higienização da sua casa regularmente, incluindo forro, porões e sótãos, evitando assim a proliferação de insetos nestes ambientes.

Infestação de Morcegos em casa detectada, o que fazer ?

Infelizmente há casos em que, quando percebemos, nossa casa já está com uma infestação de morcegos instalada. Nestes casos , a medida mais segura é contratar uma empresa que realize um serviço especializado. Nunca tente retirar os morcegos por conta própria. Se o morcego estiver contaminado com a alguma doença, ele poderá transmiti-la a você. Entre em contato com uma empresa certificada e qualificada para este serviço, ela que fará a retirada dos animais da maneira apropriada e a aplicação de medidas que irão prevenir futuras infestações.

 

Conheça também algumas dicas para evitar a presença de pragas em casa .

 

Avalie esse artigo

Clique nas estrelas para avaliar

Classificação Média / 5. Quantidade de Votos

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *