fbpx

6 Fatos que você Precisa Saber Sobre Carrapatos

Anúncio
Loading...
()

Estas pragas que se alimentam de sangue, além de ser um incomodo, transmitem varias doenças infecciosas e potencialmente fatais.

Apesar de muito conhecidos, principalmente por pessoas que possuem animais de estimação em casa, os carrapatos ainda possuem fatos que a maioria de nós não conhece.

O que vamos expor abaixo vai te ajudar a entender mais sobre os Carrapatos e como tratar essa praga ao encontrar com ela.

Então… Aqui vamos nós!

Anúncio
Loading...

1 Muitas pessoas acham que os carrapatos são insetos, mas eles não são: Eles pertencem a família dos aracnídeos e estão intimamente relacionados com as aranhas. Por incrível que pareça, sua você reparar bem vai notar que sua aparência física é muito semelhante à das aranhas, ele possuem quatro pares de pernas e nenhuma antena. Além disso,  não voam nem saltam (como as pulgas)

2 – Os carrapatos carregam micróbios causadores de doenças:
Infelizmente os carrapatos não são apenas um simples incômodo. A cada dia que passa, os cientistas descobrem novos micróbios causadores de doenças que os carrapatos transmitem além dos já existentes, como: Febre Maculosa Brasileira (FMB), Erliquiose Canina, Doença de Lyme, entre diversas outras (Saiba mais sobre as doenças, clicando Aqui)

3 – O carrapato pode penetrar em sua pele por dias: os carrapatos são relativamente pequenos e muitas vezes passam despercebidos. Tendem a enterrar a cabeça na pele dos humanos, descarregar o tubo de alimentação e cuspir saliva que causa afinamento do sangue e entorpecimento da pele. Uma vez que se agarram à pele, é provável que grudem nela e se alimentem por 2 a 3 dias.
Carrapato na Pele

4 – Os carrapatos podem espalhar várias doenças ao mesmo tempo:
Felizmente os humanos não são o hospedeiro preferido ou a refeição principal dos carrapatos. Esta praga se alimentam de animais de sangue quente, como ratos, cães, gatos, pássaros, coelhos, entre outros. E conforme eles saltam de animal em animal e se alimentam de humanos, eles pegam bactérias causadoras de doenças e infectam seus hospedeiros.

5 – Apenas a utilização de uma pinça pode remover os carrapatos:
Os carrapatos não devem ser tratados como qualquer outro inseto. Uma vez que eles se enterram profundamente em sua pele, é necessário removê-los com muito cuidado. Use uma boa pinça pontuda e segure a parte restante do carrapato e, lentamente, puxe-o para cima e afaste-o de você.

6 – Os tratamentos caseiros para retirar os carrapatos da pele, na maioria das vezes, são ineficazes:
Os truques do faça-você-mesmo , disponíveis na internet, para se livrar destas pragas são muito tentadores. No entanto, esses vídeos e dicas de remoção de carrapatos que inundaram a Internet nem sempre funcionam. Algumas dicas, como esfregar gasolina, vaselina, esmalte de unha no aparelho bucal do carrapato, infelizmente só pioram a situação. Os carrapatos são resilientes ( capacidade de voltar à sua forma original, depois de ser alvo de deformação ou choque; flexível; capacidade de se adaptar às intempéries, às alterações ou aos infortúnios) e podem sobreviver sem ar por longos períodos.

Para repelir Carrapatos do ambiente, caso ainda não esteja infestado, algumas soluções caseiras podem ajudar – Veja 6 Soluções Clicando Aqui. 

Porém, em caso de infestação, é recomendado optar pela contratação de empresas especializadas em controle de pragas, pois estas pragas se espalham rapidamente e só serão contidas com um tratamento específico e com acompanhamento profissional.

 

Avalie esse artigo

Clique nas estrelas para avaliar

Classificação Média / 5. Quantidade de Votos

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *